No último fim de semana da pré-estação, as macrorregiões da Ibiapaba, do Litoral Norte e Cariri seguirão com maiores condições de chuva.
A previsão do tempo para o último fim de semana da pré-estação deve apresentar condições de chuva em todas as macrorregiões, mas com os principais registros esperados para as regiões da Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri. O cenário indicado para sábado (30) e domingo (31) é semelhante ao observado nos últimos dias.
Apesar da expectativa de precipitações mais concentradas na Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri, as demais macrorregiões do Estado deverão apresentar chuvas isoladas, isto é, com abrangência de 50% dos seus territórios, segundo a Funceme. Na faixa litorânea, a tendência é de registros entre madrugada e manhã.
Os acumulados esperados para o fim de semana seguem sendo associados, principalmente, à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o oeste da Bahia.
Chuvas da pré-estação
Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação no Ceará. Como o próprio nome diz, de acordo com a Funceme, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.
“As chuvas da Pré-Estação não influenciam as chuvas da estação chuvosa principal, pois, de modo geral, os sistemas meteorológicos atuantes em dezembro e janeiro são diferentes dos observados na quadra chuvosa”, afirma a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
Chuvas no Estado
O Ceará registrou chuvas em, pelo menos, 85 municípios no intervalo entre as 7h desta quinta-feira (28) e as 7h desta sexta-feira (29), conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os maiores acumulados do período recente de 24 horas foram Cariús, com 65 milímetros e Cedro que apresentou 60 milímetros. Ambas as cidades localizadas na Região Centro-Sul do Estado.
Dez maiores registros de chuva do dia:
- Cariús (Posto: Angico) : 65.0 mm
- Cedro (Posto: Varzea Da Conceicao) : 60.0 mm
- Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 57.0 mm
- Barro (Posto: Brejinho) : 55.2 mm
- Ipueiras (Posto: Matriz) : 50.0 mm
- Assaré (Posto: Assare) : 47.1 mm
- Tarrafas (Posto: Tarrafas) : 40.0 mm
- Iguatu (Posto: Riacho Vermelho) : 39.0 mm
- Moraújo (Posto: Moraujo) : 37.0 mm
- Icó (Posto: Icozinho) : 36.1 mm
FONTE: G1