Em mais um trabalho do Projeto “Cantos e Encantos da Cultura Salitrense” foi realizada uma visita ao Casarão da Fazenda do Sítio Água Azul, de propriedade do Sr. Pedro Macário de Brito (In Memórian) ao qual faz parte da história cultural da nossa região. O Casarão, era um dos maiores e segundo matéria de jornal impresso da época, a fazenda tinha como modelo a organização. Na casa ainda encontram-se diversos móveis e objetos ainda intactos que são preservados pela família tendo o cuidado de moradores que alí residem.
A fazenda, que encontra-se a cerca de 23km da sede do município de Salitre, além da casa, tinha prédios para armazenamento de produtos agrícolas, como o Algodão, uma das principais fontes de renda da época, além de casa para vaqueiro, casas para moradores, Aviamento para a Farinhada, outro depósito destinado ao debulhamento e tratamento do milho, com maquinário próprio, outro depósito para fabricação de queijo, outro depósito de materiais diversos, outro para forragem que dispunha de máquina forrageira, 1 estábulo com capacidade para 16 vacas leiteiras, 3 currais, brete para vacinação e ferração dos animais, além de possuir um motor MWM de 3 HP com gerador de 12 mil velas para produzir energia e força para os maquinários. A Fazenda possuía também 3 açudes.
Parte dos móveis daquela época que se encontram no mesmo lugar são: Mesas, quadros, cadeiras, fogões, caixões de armazenamento, bancos de madeira, armários, quadros, gibão e chapéu de vaqueiro, entre outros.
O Projeto Cantos e encantos da Cultura Salitrense realiza então o resgate de mais esse local cultural e histórico através de fotos, vídeos e informações. Uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como Secretária Sônia Martins, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que tem como Secretária Alessandra Lisboa e da Prefeitura Municipal de Salitre, Prefeito Dodó de Neoclides, Vice Viana Félix.