Urgente! Média móvel de mortes por Covid-19 no Ceará é a maior desde julho de 2020

Autor: admin
Data: fevereiro 28, 2021

Dados do consórcio de veículos de imprensa apontam que a média de mortes dos últimos 7 dias foi de 45.

A média móvel de óbitos provocados pela Covid-19 no Ceará, neste sábado (27), foi a mais alta desde o fim do pico da primeira onda, em julho do ano passado. A informação é do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais.

De acordo com o consórcio, houve 45 mortes provocadas pelo coronavírus, em média, nos últimos sete dias. É a maior média desde 29 de julho de 2020, quando esse número foi de 46. Em 4 de junho do ano passado, esse número era quase quatro vezes superior, chegando a atingir 154 mortes, em média, por dia.

média móvel de mortes no Brasil nos últimos bateu recorde de 1.180 no sábado (27), o maior número registrado desde o início da pandemia. Onze estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: BA, PB, RS, AC, MA, PA, CE, RN, PR, SC, DF, PI.

Para reduzir o número de infecções pelo coronavírus, o governador Camilo Santana (PT) publicou um novo decreto restringindo ainda mais os serviços não essenciais e expandindo o toque de recolher. Até o dia 7 de março, cearenses que não tenham comprovação justificada não podem circular pelas ruas das cidades entre 20h e 5h de segunda-feira a sexta-feira. Aos fins de semana, o toque de recolher começa às 19h. Espaços públicos estão sendo fechados mais cedo, e o comércio teve horário reduzido de funcionamento.

G1 acompanha diariamente o número de casos e óbitos em decorrência da Covid-19. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 11.280 pessoas faleceram com a doença no Ceará. Ao todo, 424.599 pessoas se infectaram com o vírus.

O pico da pandemia no estado ocorreu em maio. Em um único dia do mês, 261 pessoas perderam a vida para a Covid-19. As mortes e casos da doença caíram nos seis meses seguintes, mas voltaram a crescer em dezembro de 2020, após as eleições municipais, e ganharam força com as festas de fim de ano, conforme as autoridades sanitárias.

Entenda o que é média móvel

  • Média móvel: média de casos ou mortes dos últimos 7 dias
  • Variação: mudança da média móvel nos últimos 14 dias
  • Estabilidade: variações de até 15%, para mais ou para menos

Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Por exemplo, a média móvel do dia 14 será comparada com a média móvel do dia 1º.

Se este percentual for de até 15%, é considerado estável. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Se for mais de 15% negativos, está em queda.

Veja nos gráficos abaixo os números relativos aos casos de infecção por coronavírus no Ceará.

Ceará decretou lockdown (medidas restritivas mais rígidas) em abril. Apenas o comércio essencial (como farmácias e supermercados) ficaram abertos. Bares, restaurantes foram fechados, e as aglomerações foram proibidas.

reabertura econômica ocorreu de forma gradual em junho e nos meses seguintes. O uso de máscara segue obrigatório em todo o Ceará, e as multidões continuam proibidas. Eventos também não podem ser realizados em locais abertos ou fechados.

FONTE: G1