Além disso, o prazo que terminaria em 1ª de abril foi prorrogado para o fim de maio, com suspensão de benefício em junho.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou a prova de vida, e a comprovação para milhares de cearenses que recebem benefício pode ser feita por u aplicativo, o Meu.gov.br. O prazo para fazer a prova de vida, sem ter o benefício bloqueado, terminaria no fim de março, mas foi prorrogado até o 31 de maio.
No Ceará, 1,4 milhão de pessoas que recebem benefício fixo do INSS como Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria, ou algum tipo de auxílio, precisam comprovar anualmente que estão vivos para que o benefício não seja bloqueado. Desses, 360 mil podem fazer a prova de vida pelo aplicativo Meu.gov. São pessoas que já possuem biometria cadastrada em órgãos como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O restante terá de fazer a prova de vida presencialmente.
Conforme o INSS, as 360 mil pessoas que podem fazer a prova de vida pelo aplicativo vão receber SMS, email ou uma notificação no aplicativo Meu INSS indicando a possibilidade. Passado o prazo, quem não tiver feito a comprovação terá o benefício bloqueado e a regularização terá de ser feita presencialmente na agência bancária na qual a pessoa recebe o benefício.
O aplicativo Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.
Os aposentados e pensionistas INSS que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e abril deste ano não terão seus benefícios bloqueados. O governo anunciou a extensão do prazo nesta terça-feira (23). A partir de maio, volta a ser obrigatória, segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim.
Aplicativo Meu.gov
O aplicativo Meu.gov pode ser baixado nas lojas virtuais (Meu Gov.br na Play Store, Meu Gov.br na App Store). Para realizar a biometria facial, o INSS vai usar a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Foram selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.
A prova de vida é obrigatória para quem recebe algum tipo de benefício do INSS por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. No entanto, ela está suspensa devido à pandemia da Covid-19.
Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
FONTE: G1