Aumento de casos e internações por Covid-19 colocam municípios da Região Norte do Ceará em nível de alerta máximo

Autor: admin
Data: fevereiro 24, 2021

Doença também se alastra rapidamente por outras regiões do estado como Iguatu e Crateús, além da Grande Fortaleza.

A região norte do Ceará registra um aumento no número de casos de Covid-19 e de internações pela doença, que se alastra de maneira mais rápida atingindo não só idosos, como também pessoas mais jovens. Diante da situação, o prefeito de Sobral se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) com o secretário de saúde do estado Dr. Cabeto para definir medidas que contenham o avanço da doença, que está em “nível de alerta máximo na grande maioria dos municípios”, conforme o secretário.

“A região de Sobral, de Crateús, a região do Iguatu, praticamente a grande maioria dos municípios cearenses estão no nível de alerta máximo. Isso quer dizer que a incidência da doença aumenta diariamente, começa a aumentar o número de óbitos por 100 mil habitantes e a taxa de ocupação dos leitos nos municípios atinge um nível crítico”, ressaltou Cabeto.

De acordo com a secretária da saúde de Sobral, Regina Carvalho, que também participou da reunião, quase todos os pacientes com Covid que estão internados na UTI no município de Sobral estão sendo entubados, “diferente da primeira onda, no ano passado, quando 30% desses pacientes eram entubados”.

Dr. Cabeto disse que deverá soltar ainda nesta quarta-feira uma recomendação aos municípios onde a situação está mais crítica para que seja feito o estoque de medicamentos, além de adotar medidas mais restritivas para proteger a população. “Nós podemos falar em municípios como Sobral, Santa Quitéria, Iguatu, Crateús, Quixadá e Quixeramobim, além das Áreas Descentralizadas de Saúde de Santa Quitéria, regiões da Grande Fortaleza, Maracanaú e Caucaia”, afirmou.

Sobral tem quase 15 mil casos registrados de Covid-19 com 343 óbitos pela doença. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no município chegou a 97% nesta quarta-feira (24), conforme dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Leitos

Com o agravamento da doença e o rápido aumento dos casos, o estado ampliou a quantidade de leitos para tratar pacientes de Covid-19. Conforme o secretário da saúde, o estado do Ceará, na próxima segunda-feira (1º) terá 801 leitos específicos para Covid. Até a primeira quinzena de março serão 1.070 leitos. Ele fez um apelo à população para seguir as medidas de proteção para não correr o risco de haver um colapso na rede assistencial.

“O número de contaminados e de pessoas que agravam o quadro da doença está aumentando de foram exponencial e isso é uma grande preocupação, porque embora nós estejamos respondendo às necessidades, enxergamos o risco de, em algum momento, não conseguir atender de forma adequada. Por esse motivo é muito importante a recomendação de que todas as pessoas obedeçam aos protocolos de proteção”, conclui Cabeto.

Retomada da vacinação

A Prefeitura de Fortaleza vai retomar a vacinação em primeira dose contra a Covid-19 nos grupos prioritários assim que os novos lotes disponibilizados pelo Ministério da Saúde chegarem ao Ceará e estiverem disponíveis para aplicação.

Uma nova remessa do imunizante Oxford/AstraZeneca, com 80.500 doses, chegou no fim da manhã desta quarta-feira (24) ao Ceará. As 49.200 doses de CoronaVac devem chegar até o fim de semana com data e horário ainda a serem confirmados pelo Governo Federal, segundo o governador Camilo Santana (PT).

Campanha de vacinação deverá continuar com a primeira fase mesmo após novos lotes chegarem ao Ceará — Foto: JL Rosa/Sistema Verdes Mares

Campanha de vacinação deverá continuar com a primeira fase mesmo após novos lotes chegarem ao Ceará — Foto: JL Rosa/Sistema Verdes Mares

Ao todo, o Ceará deverá receber 129.700 doses de vacinas para aplicação nos grupos prioritários. Atualmente, Fortaleza está vacinando apenas profissionais da saúde em suas segundas doses.

De acordo com a coordenadora das regionais de saúde de Fortaleza, Fabiana Sales, em transmissão ao vivo por redes sociais nesta quarta-feira (24), “a partir do momento que estivermos com essas doses na nossa rede de frios, já estamos com estratégias para alcançar o maior número de pessoas vacinadas da primeira fase da campanha”, disse. A prefeitura ainda não divulgou quando vai retomar a vacinação em 1ª dose nem se os locais de imunização vão ser os mesmos.

No balanço diário da Prefeitura de Fortaleza, o número de vacinados com a primeira dose se manteve nos 115.442 anunciados nessa terça-feira (23). Já em segunda dose, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já conseguiu atingir 34.999, sendo 3.080 trabalhadores da linha de frente contra o coronavírus imunizados apenas ontem.

Fabiana Sales ainda afirmou que os idosos que perderam o dia do agendamento para receber o imunizante terão um novo dia de “repescagem”. Contudo, isso só irá acontecer quando os novos lotes chegarem ao Ceará.

FONTE; G1