Nas imagens, vários homens aparecem segurando o animal morto.
Caçadores mataram uma onça parda e, logo depois, posaram para fotos exibindo o animal morto na zona rural do município de Tarrafas, no interior do Ceará, nesta terça-feira (3). As imagens já chegaram à Polícia Civil, que está investigando o caso.
Nas imagens, vários homens aparecem com o animal. Um deles chega a segurar o felino pelo pescoço. Em uma outra imagem, um outro homem pisa com a bota no focinho.
Também circula nas redes sociais vídeos que mostram os caçadores no mato perseguindo a onça quando ela ainda estava viva, mas já ferida. Enquanto o felino sofre com os ferimentos, os caçadores atiram pedras e dão risadas. Um cachorro também aparece mordendo a onça, já agonizando.
Onça foi morta e depois exibida em fotos como “troféu” por caçadores em Tarrafas, no Ceará. — Foto: Reprodução
LEIA TAMBÉM:
- Homem força portão de igreja e furta cachorro de padre na Grande Fortaleza; vídeo
- Cadela cai em poço de 30m de profundidade, é resgatada e batizada de ‘Robertinha’ em homenagem a bombeiro
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que, ao tomar conhecimento da ocorrência, policiais da Delegacia Municipal de Assaré, município vizinho, estiveram no local onde a onça foi morta e fizeram os primeiros levantamentos. Os trabalhos policiais estão em andamento.
Segundo o biólogo e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hugo Fernandes, a onça morta é da espécie Puma concolor e está ameaçada de extinção. A caça é proibida.
“E isso está acontecendo, principalmente, por conta de imagens como nós vimos, que é a caça direta de seus indivíduos […] a onça parda é muito perseguida por conta dos conflitos de agricultores de pequeno a grande porte que não querem ver seus animais de criação sendo predados pela onça, mas isso é uma consequência direta da diminuição de suas presas na natureza”, explica o biólogo.
Caçadores mataram onça parda e depois posaram para fotos em Tarrafas, no Ceará. — Foto: Reprodução
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o telefone (88) 3535-1957, da Delegacia Municipal de Assaré.
As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança, ou para o (85) 3101-0181, número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e anonimato são garantidos”.
FONTE; G1