“Só descansarei quando todos o cearenses estiverem imunizados”, enfatizou o governador.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou na noite desta quinta-feira (28) que formalizou junto ao Instituto Butantan o interesse em adquirir mais doses da vacina CoronaVac, produzida pelo órgão em parceria com a empresa chinesa Sinovac. O anúncio foi publicado nas redes sociais oficiais do governador.
“Além do contato permanente que tenho feito com o Ministério da Saúde em busca de mais vacinas para o Ceará, informo que voltei a formalizar ao Inst Butantã interesse do nosso estado em adquirir diretamente mais doses. Só descansarei quando todos o cearenses estiverem imunizados”, publicou o governador.
O estado do Ceará já recebeu 334.900 vacinas, divididos em três lotes (dois de Coronavac e um de Oxford/Astrazeneca):
- 229.200 doses de Coronavac chegaram ao estado dia 18 de janeiro;
- 72.500 doses da Oxford/Astrazeneca chegaram no último dia 23;
- e 33.200 novas doses de Coronavac chegaram ao Ceará na segunda-feira (25).
Vacinômetro
A vacina deve ser tomada por pessoas de 5 a 19 anos nesta etapa. — Foto: Thiago Gaspar/Prefeitura de Fortaleza
O Ceará vacinou, desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, 68.738 pessoas, o que corresponde a 30,8% do total de doses recebidas pelo estado.
A informação é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e depende dos cadastros repassados por cada uma das 184 secretarias municipais. Os dados foram atualizados na tarde desta quinta-feira (28).
Até o momento, foram 58.503 trabalhadores de saúde vacinados, 2.008 idosos institucionalizados, 3.965 indígenas e 4.262 idosos com 75 anos ou mais.
Em termos percentuais, Alto Santo foi o município que aplicou mais doses do total de vacinas recebidas, tendo utilizado 90,4% da quantidade. Em seguida, aparecem os municípios de Granjeiro (78,26%), Pires Ferreira (77,58%) e Eusébio (76,83%).
Fortaleza, segundo os dados da Sesa, aplicou 28.890 doses, o que corresponde a 31,07% do total recebido pela capital.
Veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
A vacinação contra Covid-19 em Fortaleza começou na terça-feira (19) em 481 profissionais da saúde ativos, que atuam na linha de frente do combate à pandemia, e em 173 idosos acima de 60 anos institucionalizados.
Atualmente, trabalhadores da saúde ativos em hospitais e idosos acima de 75 anos são os grupos que estão sendo imunizados.
O que fazer se você está nos grupos acima
Os profissionais da saúde desse grupo estão sendo vacinados no Centro de Eventos do Ceará, no Bairro Edson Queiroz. A Prefeitura de Fortaleza explica que a validação do cadastro prévio para a imunização será realizada, também, mediante apresentação de documentos comprobatórios originais com foto, além de um registro profissional (como contracheques), carteiras de trabalho e declarações do equipamento de saúde em que atua.
Os hospitais de Fortaleza seguem recebendo a visita de equipes de vacinação, cuja atuação é pautada pela aplicação do imunobiológico em conformidade com listas nominais recebidas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Já aos idosos, há escolha de serem imunizados em domicílio ou, caso prefiram, em pontos de drive-thru posteriormente divulgados a partir de logística paralela. A medida visa à garantia de maior segurança e de menor exposição ao novo coronavírus, de acordo com o governo municipal.
Lista de hospitais que receberam doses da vacina:
- Instituto Dr. José Frota (IJF),
- Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher)
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Edson Queiroz
- Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no Bairro Pici.
- Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ)
- Hospital Leonardo da Vinci (HLV)
FONTE: G1