Ceará planeja aplicar 1,5 milhão de doses de vacina contra Covid em dois dias, diz secretário da Saúde

Autor: admin
Data: agosto 10, 2021

Aplicação de 1,5 milhão de doses é referente à metade das doses que o Ceará comprou diretamente do Instituto Butantan. A outra metade será aplicada nas mesmas pessoas, com a segunda dose.

O Ceará planeja aplicar 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 na população cearense em dois dias, segundo afirmou nesta terça-feira (10), o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), em entrevista ao Bom Dia Ceará.

“Nós já começamos a negociar com os prefeitos para nós termos uma metodologia que em dois dias a gente aplique todas as doses que chegarão ao Ceará. Fazendo uma metodologia semelhante ao que a gente faz na eleição. Essa é a estratégia que estamos desenhando. Desta forma, 1,5 milhão de doses seriam aplicadas entre os dias 25 ou 26 e o dia 28 de agosto”.

A quantidade é referente à metade das doses que o Ceará comprou do Instituto Butantan, em São Paulo. No total, o Ceará comprou 3 milhões de doses. A segunda metade será aplicada nas mesmas pessoas, um mês depois, já que a vacina requer duas doses para garantir a imunização contra a doença.

“Fomos ao Butantan e negociamos a aquisição de três milhões de doses no dia 25. Isso para quê? Para repor o déficit que o Governo Federal tem com os estados do Nordeste com o Ceará principalmente. E também para que a gente possa cumprir a vacinação completa do cearense até o final de agosto”, completou Cabeto.

O Governo do Ceará e o Ministério Público afirmam que o estado tem recebido menos dose de vacina do que deveria receber, respeitando a proporção da população. Conforme o secretário da Saúde do Ceará, o Ministério da Saúde prometeu compensar o déficit de vacinas.

Novos lotes

Um lote com 154.440 doses da Pfizer, contra a Covid-19, chegou ao Ceará na noite desta segunda-feira (9). Conforme o governador Camilo Santana (PT), os imunizantes deste fabricante serão utilizados para aplicação da primeira dose.

“Recebemos nesta segunda-feira mais dois lotes de vacinas contra a Covid, com 228.240 doses no total. Foram 73.800 doses da CoronaVac, que será utilizada para D1 e D2; e 154.440 da Pfizer para aplicação de D1, segundo o Ministério da Saúde”, afirmou.

Negociação com a Pfizer

Doutor Cabeto também afirmou que o Ceará está em negociação direta com a Pfizer para a compra da vacina contra a Covid-19, para aplicação do imunizante na população entre 12 e 18 anos.

“Tanto eu, secretário, como o governador, encaminhamos à Pfizer o desejo de compra, que na época não foi possível devido às aquisições diretas com o Governo Federal, que estava aguardando essas negociações. Agora estamos de novo tratando isso, espero em breve fazer a aquisição de outros fabricantes, entre eles a Pfizer”, explicou o secretário.

Entre as vacinas com aplicação autorizada pela Anvisa no Brasil, apenas a Pfizer pode ser utilizada na população menor de idade.

“Isso faria com que a gente também imunizasse a população de 12 a 18 anos. Nós sabemos que, por enquanto, acho que a CoronaVac também vai ser autoriza, mas por enquanto entre 12 e 18 anos somente Pfizer”, disse Cabeto.

Vacinação

Fortaleza avança a faixa etária da vacinação contra Covid-19 para nascidos em 1998 e 1999 a partir da próxima quarta-feira (11). O público que tem entre 22 e 23 anos já pode conferir o cadastro do Vacine Já e/ou aguardar a divulgação das listas de agendamento.

Até a publicação desta reportagem, o município divulgou as listas de vacinação contra Covid-19 até esta terça-feira (10). Para esse dia estão agendadas a população geral por idade, gestantes e puérperas e quem vai tomar a segunda dose. Na terça, a capital segue com o público nascido até dezembro de 1997.

Confira as listas de vacinação para os próximos dias

Terça-feira (10)

Para conferir se o seu nome está em uma das listas, siga os seguintes passos:

  1. Clique na lista de cada data abaixo
  2. Pressione as teclas “Ctrl” e “F”
  3. Digite o seu nome; se ele estiver nessa data, ele vai ser localizado na lista.

Público acima dos 40 anos

Moradores de Fortaleza com 40 anos ou mais não precisam mais aguardar agendamento prévio para receber primeira dose de vacina contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (4). No entanto, é necessário que a pessoa esteja cadastrada, que confirme o e-mail de efetivação do cadastro, e só depois vá aos centros de vacinação.

FONTE: G1