Sesa aguarda nota oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
As cidades de Sobral e Pindoretama, no interior do Ceará, suspenderam a vacinação de gestantes com comorbidades nesta terça-feira (11), após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas. Já a cidade de Cariré, adiou a vacinação desse público, prevista para começar hoje. As gestantes fazem parte da 3ª fase da vacinação contra Covid-19 no Estado.
- Fortaleza mantém vacinação de gestantes usando Pfizer; cidades do CE aguardam orientação após suspensão da AstraZeneca para grávidas
- Anvisa recomenda suspender vacinação da AstraZeneca em grávidas
- Pessoas que perderam o agendamento vão poder se vacinar contra Covid nesta terça-feira, em Fortaleza
Por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), só podem ser aplicadas em grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer, as outras duas únicas vacinas disponíveis no Brasil.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) aguarda a nota oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Sobral
A Prefeitura de Sobral afirma que a vacinação desse público começou na segunda-feira (10), inclusive foram usados imunizantes da AstraZeneca.
Com a nova recomendação, a vacinação desse grupo foi suspensa e a prefeitura aguarda a nova nota técnica.
Pindoretama
A Secretara de Saúde de Pindoretama comunica que, seguindo a orientação da Anvisa, fica suspensa a vacinação da Covid-19 em gestantes no município.
Cariré adia vacinação de grávidas
Já a cidade de Cariré, iniciaria hoje a vacinação das gestantes, porém adiou o início, pois só possui imunizante da AstraZeneca.
“Por enquanto não há uma nova data para a vacinação das gestantes ser iniciada e vamos aguardar as recomendações do Estado, pois só recebemos AstraZeneca e CoronaVac, que está em falta e estamos aguardando chegar mais doses”, disse a prefeitura de Cariré.
Vacinação de grávidas segue em Fortaleza
Gestantes vão continuar sendo vacinadas em Fortaleza contra a Covid-19 com o imunizante da Pfizer nesta terça-feira (11), enquanto as demais cidades do Ceará aguardam a orientação da Secretaria da Saúde do Estado, após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas.
Nesta terça-feira, segundo a pasta, pessoas dessa etapa que já foram agendadas, mas não compareceram, entre elas, as gestantes, vão ter uma nova oportunidade de receber o imunizante nesta terça no salão Jericoacoara do Centro de Eventos do Ceará.
FONTE: G1