De reforço escolar a participação dos pais: o que faz as escolas públicas do Ceará terem as melhores notas do Ideb

Autor: admin
Data: setembro 18, 2020

Das 10 escolas mais bem avaliadas no país, nove ficam no Ceará.

Ter a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), dentre as milhares de escolas públicas e privadas do Brasil, evidenciou o trabalho de unidades da rede pública do Ceará na última terça-feira (15), com a divulgação das notas do levantamento.

O estado teve o melhor desempenho no principal indicador de qualidade da educação, que considera o conhecimento dos estudantes em português e matemática e a taxa de aprovação nos três níveis: anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), anos finais (6º ao 9º) e ensino médio. Escolas cuja realidade da comunidade escolar é, muitas vezes, adversa, têm estruturado ciclos de ações pedagógicas sistemáticas que têm garantido e consolidado bons resultados.

Uma escola com 99 alunos na zona rural do município de Granja, no interior do Ceará, mantém há quatro anos a melhor nota do Ideb do Brasil nos anos finais do ensino fundamental. A Escola Nossa Senhora Aparecida fica na comunidade de Brejo dos Sabinos, distrito de Pessoa Anta. Em 2019, a nota do Ideb foi 8,7, a maior do país.

A Escola Nossa Senhora Aparecida é a única da região e atende a estudantes da pré-escola ao 9º ano. Essa característica, relata a diretora Ariana Sousa da Rocha, faz com que “todos os profissionais conheçam as famílias, criem um vínculo”. “Conhecemos todos os alunos pelo nome, sabemos identificar as dificuldades de cada um deles”, conta.

Na localidade, explica ela, a maioria dos pais dos estudantes vive da agricultura. Famílias, em geral, de baixa renda. Outros são professores da escola.

“Como a gente conhece os alunos desde as salas iniciais, quando vamos percebendo que está apresentando algum tipo de dificuldade, já realizamos atividades diferenciadas e maior atenção. Porque entendemos que, se o aluno entra no primeiro ano do ensino fundamental, eu consigo identificar isso e deixo passar, vai gerar uma defasagem que mais na frente não iremos conseguir reverter”, acrescenta.

Além disso, Ariana reforça que o desenvolvimento do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), ação feita em parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras cearenses, cuja finalidade é garantir apoio nos processos de formação dos estudantes da educação infantil e do fundamental, tem auxiliado a melhorar os índices atingidos pela escola.

Melhor do Brasil também do 1º ao 5º ano

Ideb: Nove das 10 melhores escolas do Brasil são do Ceará

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Ideb: Nove das 10 melhores escolas do Brasil são do Ceará

A escola que teve o maior índice nos anos iniciais também fica no interior do Ceará. A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Carmo Cardoso, da rede pública do município de Independência, alcançou em 2019 a nota 9,8 no Ideb, a mais alta do país. A unidade escolar é urbana, tem estrutura pequena e atende a 350 alunos.

Conforme a diretora Maria Socorro de Almeida Pimentel Silva, uma das ações que pode ter assegurado o bom desempenho é o monitoramento permanente da presença dos alunos. De acordo com ela, sempre que detectado que algum estudante está deixando de comparecer às aulas, a resposta da escola é rápida em tentar buscar uma solução e fazer com o mesmo retorne.

Guilherme sente que os diferenciais de sua escola são a atenção prestada pelos professores aos alunos, o cuidado da coordenação em garantir que todas as crianças estejam em sala de aula e o incentivo a participar de olimpíadas, por exemplo, de matemática, sua disciplina preferida. “Minha escola é pequena, tem poucos alunos, mas é uma boa escola. Gosto dela”.

Dentre os alunos, está Guilherme Ferreira Gomes, 11 anos, estudante do 6º ano. Ele conta que, desde os quatro anos, estuda na unidade e um dos diferenciais da escola é a oferta de atividades no contraturno.

Em 2019, Guilherme estudava pela manhã e, à tarde, retornava à escola, três vezes na semana, para ter atividades de português e matemática. Para o aluno, outro ponto também é diferenciado: a atenção especial dos professores. “Na minha escola, eles são muito atenciosos com a gente, são carinhosos. Quando a gente não entende, eles explicam mais de uma vez, tiram as dúvidas”, elogia.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, dentre as 10 melhores nota do Ideb, nove foram alcançadas por escolas públicas do Ceará. A única instituição que não pertence ao Ceará é a Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus, situada em Jequiá da Praia, em Alagoas; a nota da unidade no Ideb 2019 foi 9,7.

Entre as melhores no Ensino Médio

A divulgação das notas do Ideb também evidenciou que, embora o Ceará, desde 2013, não tenha mais atingido a meta nesta etapa de ensino, a distância entre a nota real e o objetivo estabelecido para o desempenho dos alunos tem sido reduzida. No Ceará, a nota em 2019 foi de 4,4, enquanto a meta era de 4,9. É o 7º melhor índice do país. No que diz respeito ao Ideb por escola, o Estado tem uma entre as unidades com os 10 índices mais altos no Ensino Médio.

Localizada na cidade de Itapajé, no interior do Ceará, a Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Adriano Nobre alcançou 7,1 no Ideb 2019. Na unidade, que tem 511 alunos, conta a professora de matemática, Tyara Lima, “embora seja de ensino profissionalizante, os estudantes nem sempre chegam preparados e é preciso estar atento”.

Umas das principais ações é o nivelamento realizado a cada início de ciclo. Essa iniciativa busca identificar logo no princípio das aulas qual é o desempenho dos estudantes de cada sala e em cada nível.

A partir disso, os alunos são distribuídos em grupos cujo nível é classificado em: muito crítico, crítico, intermediário e adequado. “Esse trabalho é feito de forma simultânea às aulas. Matemática, por exemplo, é uma a matéria que requer uma base e, muitas vezes, ela não foi tão bem construída”, explica Tyara.

Além disso, a escola também estabeleceu o 6º tempo. “Pela manhã, a escola tem cinco aulas e redividimos para que pudesse ter um 6º tempo. Nessas atividades, além dos professores, os alunos monitores auxiliam os demais. O conteúdo é o mesmo para todos os alunos, mas é trabalho de maneira diferente para cada nível de dificuldade”, lembra.

Aulas extras à noite e aos sábados para os alunos do 3º ano é outra ação adotada na única escola profissionalizante da região. Na unidade, 80% dos estudantes, segundo a professora, são provenientes do ensino fundamental da rede pública, e os demais 20% da rede particular.

Destaque de Fortaleza

Em Fortaleza, a nota da rede municipal no Ideb 2019, que foi 6,2, superou as metas estabelecidas tanto para o próprio ano (que era 5,2), como para 2021 (5,5) nos anos iniciais do fundamental. Dentre as capitais, Fortaleza ocupa o 5º lugar do Brasil em desempenho nesta etapa. A nota da rede municipal também é a 4ª com melhor resultado nos anos finais no país.

A Escola Professora Edith Braga, no Bairro Aerolândia, na periferia da cidade, registrou o melhor índice do Ideb na rede municipal do 1º ao 5º, com nota 7,4. A meta para 2019 era 5,4. A professora do 5º ano, Poliana Paiva, atribui o desempenho aos efeitos do trabalho em equipe.

“Todas as pessoas que compõem a escola fazem parte desse sucesso. Tanto os alunos, como os pais se envolvem. Acho que, para melhorar ainda mais o trabalho de equipe, precisa muito da colaboração das famílias. Às vezes, o nosso empenho ultrapassa o muro da escola e precisamos das famílias para superar as dificuldades que alunos chegam”, indica.

A professora avalia ainda que o resultado de excelência atingido pela unidade de ensino ganha notoriedade agora, mas é fruto de um trabalho de “muitos anos”. A aposta prioritária da escola, diz ela, independente das condições e dos méritos, é garantir aprendizagem real, fazer com que, de fato, as crianças e adolescentes sintam que têm aprendido no dia a dia.

Uma das alunas da escola de melhor nota do Ideb na Capital é Letícia Valentina Santos, do 5º ano. A estudante, que tem preferência por uma das disciplinas incluídas no cálculo do indicador de qualidade, afirma que “gosta muito de português porque é a matéria que a ajuda a ler”. Se pudesse dar uma nota à própria escola, Letícia afirma: “Daria um 10 porque as pessoas (professores, gestores e demais profissionais) são ótimas e tratam a gente com amor e carinho”.

FONTE; G1