O médico é também autor de diversos poemas e livros científicos.
O médico e ex-presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), Pedro Henrique Saraiva Leão, faleceu aos 83 anos. A morte foi confirmada no perfil oficial da entidade em uma rede social. Ele é autor de diversos poemas e livros científicos.
“A Academia Cearense de Letras lamenta profundamente o falecimento do Acadêmico Pedro Henrique Saraiva Leão. Expressamos nossos sentimentos de pesar a todos os familiares e amigos”, publicou a entidade.
Saraiva Leão nasceu em Fortaleza no dia 25 de maio de 1938. Ele ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 19 de setembro de 1986, e foi saudado pelo acadêmico Pedro Paulo Montenegro, conforme o site da instituição.
O médico substituiu o poeta Carlyle Martins na cadeira número 25, cujo patrono é o romancista Oliveira Paiva.
Saraiva Leão era graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, e fez cursos de especialização em São Paulo e Londres.
Ele também foi médico do Hospital Geral de Fortaleza – INAMPS e era professor do Departamento de Cirurgia da UFC, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e de várias sociedades médicas nacionais e do exterior.
Sereia de Ouro
Em 2006, Saraiva Leão foi um dos homenageados com o Troféu Sereia de Ouro, honraria concedida pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, a grandes nomes do estado.
No mesmo ano também foram laureados José de Arimatéia Gomes Cunha, Ronaldo Couto Parente e Hugo Bianchi — este faleceu na última terça-feira (18), aos 95 anos.
FONTE: G1