Criança está em observação em UTI. Mãe estava com 85% dos pulmões comprometidos.
Uma mulher de 33 anos com Covid-19 morreu nesta terça-feira (16) horas após dar à luz em parto de emergência em Brejo Santo, no interior do Ceará. O parto foi feito às pressas pelos médicos após a mãe sofrer complicações da doença, conforme os profissionais da saúde relataram ao G1.
A mãe, de 33 anos, é natural de Abaiara, no interior do Ceará, e estava com 85% dos pulmões comprometidos devido à Covid-19. Ela recebeu ventilação mecânica e foi entubada, mas não apresentou melhoras e estava com pouco oxigênio no sangue.
Com o risco de comprometer a vida do bebê, a mãe foi transferida para o hospital da cidade vizinha, Brejo Santo, onde passou por um parto de emergência. Os médicos fizeram uma cesária e salvaram a criança. A mãe não resistiu às complicações da Covid-19.
Ela havia sido diagnosticada com Covid-19 em 10 de março e cinco dias depois sofreu “cansaço intenso” e hipossaturação.
Criança em estado grave
Bebê sobreviveu a parto de emergência da mãe com Covid-19 e está em estado grave de saúde — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
A filha da vítima nasceu de forma pré-matura, aos oito meses, e está em estado grave de saúde. Conforme o Hospital Municipal de Brejo Santo, onde está internada, “a criança recebe cuidados intensos e permanentes” na unidade neonatal da unidade de saúde.
A pedido da família da mulher falecida com a doença, o hospital não divulgou o nome da mãe e do bebê que sobreviveu ao parto de emergência.
Em nota, a Prefeitura de Abaiara, cidade natal da vítima, lamentou o falecimento e reforçou o pedido para que as pessoas evitem aglomerações e respeitem as medidas para evitar a contaminação por Covid-19.
FONTE:G1