Invasão no celular de Camilo Santana tinha objetivo de desviar verba pública

Autor: admin
Data: agosto 9, 2021

No último domingo, 8, Leonel Silva Pires Junior foi preso suspeito de clonar o aparelho celular do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), pela Polícia Civil do Ceará no estado do Maranhão. O suspeito tentou, utilizando os dados do governador, a liberação de chaves de segurança bancária, para realizar uma transferência de valores da conta de uma prefeitura do interior do Pará. A policia afirma que o suspeito não obteve êxito. As informações foram repassadas pela Secretaria de Segurança Pública Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

Usando uma tática para resgatar informações pessoais e acesso a aplicativos – técnica conhecida como SIM Swap – do governador, o homem de 33 anos fez contato com uma instituição financeira e tentou a liberação de uma chave de segurança de um valor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Esse valor está provisionado em uma conta de uma cidade no interior do Pará.

O suspeito possui diversos antecedentes criminais e é considerado especialista em furtar dinheiro público por meio de tecnologia cibernética. Leonel já foi preso em 2018 durante uma operação da Policia Federal em São Luís. O suspeito deve responder por crimes de invasão de dispositivo telefônico e estelionato consumado e tentado.

FONTE; O POVO