Moradores registram novas tempestades de terra na região de Ribeirão Preto, SP

Autor: admin
Data: outubro 14, 2021

Poeira foi carregada por fortes ventos na tarde desta quinta-feira (14) em Ribeirão Preto, Jardinópolis, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Colômbia e Sertãozinho.

Temporais atingem cidades da região de Ribeirão Preto na tarde desta quinta-feira (14). Em São Joaquim da Barra (SP), uma tempestade de terra chegou antes da chuva.

O nutricionista Daniel de Almeida, morador do bairro Alto da Bela Vista, registrou a nuvem de poeira com as rajadas de vento por volta das 13h.

“Eu filmei daqui de casa mesmo e está frequente isso. Das últimas duas vezes que teve essa poeira da região teve aqui também. É assustador, porque a gente não sabe o que vem atrás dela, pode ser uma chuva para amenizar ou ventos mais fortes.”

Moradores também registraram o céu vermelho em Serrana (SP), Jardinópolis (SP), Pitangueiras (SP), Colômbia (SP) e Sertãozinho (SP).

Segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), das 13h40 às 14h20, foram registrados 27,7 milímetros de chuva em Ribeirão Preto. Alguns bairros da zona Sul da cidade estão sem energia.

Em Pontal (SP), o temporal também provocou queda de energia nos imóveis.

Cidades da região de Ribeirão Preto, SP, registram chuva nesta quinta-feira (14)

–:–/–:–

Cidades da região de Ribeirão Preto, SP, registram chuva nesta quinta-feira (14)

Frentes de rajada

Desde o fim de setembro, o fenômeno conhecido como frente de rajada tem atingido cidades da região. Segundo meteorologistas, ele consiste na combinação da poeira acumulada ao longo de semanas de estiagem com os fortes ventos que ocorrem antes das chuvas.

“Alguns núcleos de chuva se formaram e, antes da chuva chegar, veio toda essa frente de rajada que fez com que toda essa poeira subisse e se elevasse alguns níveis mais elevados da atmosfera”, explica a meteorologista Daniela Freitas, do Climatempo.

FONTE: G1