Remessa vai reforçar vacinação dos profissionais de saúde.
O Ceará recebeu por volta de 23h deste sábado (6) mais 115 mil doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19. A aeronave com a carga aterrissou no aeroporto internacional de Fortaleza. É o quarto lote de imunizante que chega ao estado e o terceiro da vacina chinesa.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o novo lote vai reforçar a quantidade de vacinas para primeira e segunda doses dos profissionais de saúde. A distribuição aos municípios começa na próxima segunda-feira (8).
Os lotes chegaram nas seguintes datas:
- 18 de janeiro: 229.200 mil doses da CoronaVac
- 23 de janeiro: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca
- 25 de janeiro: 33.200 doses da CoronaVac
- 6 de fevereiro: 115 mil doses da CoronaVac
Ao todo o Ceará recebeu 449.700 doses dos imunizantes Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Ambas precisam de duas aplicações em cada pessoa para garantir a imunização.
Os três primeiros lotes já são aplicados em todo o estado para profissionais da saúde e idosos com 75 anos ou mais, por meio de cadastro no Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Indígenas aldeados, pessoas institucionalizadas com mais de 60 anos ou com deficiência também estão no público-alvo de vacinação nesta primeira fase.
Como receber a vacina em Fortaleza
Trabalhadores da saúde:
- Agendamento virtual;
- Terão a opção de escolher data e horário;
- Documentos necessários: carteira do conselho de classe; carteira profissional; contracheque ou declaração da unidade de saúde em que atua.
Idosos acima de 75 anos
- Têm a opção de escolher se desejam receber a vacina em domicílio, em drive-thrus de vacinação (Shoppings Rio Mar Kennedy e Iguatemi, Arena Castelão, Centro de Eventos) ou indo a pé (Cucas Barra do Ceará e José Walter, Arena Castelão)
- Será enviada, próximo à data de vacinação, uma mensagem via WhatsApp e também por e-mail com a confirmação do agendamento e todas as especificações e, no caso dos drives, são publicadas listas diárias com os nomes nos sites das secretarias de saúde.
- Apresentação obrigatória de documento original com foto.
Idosos acima de 90 anos
Podem apenas se cadastrar e ir aos locais de vacinação sem esperar mensagem de confirmação, devendo apresentar documento de identidade e comprovantes de residência. (ver locais acima)
FONTE: G1