Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o estado já registrou 1.010 casos entre detentos e servidores. Também foram relatados dois óbitos pela doença, confirmados pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
O sistema prisional do Piauí registrou mais de mil casos de Covid-19, de acordo com dados do acompanhamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O levantamento, divulgado na quarta-feira (11), aponta que 735 presos e 275 servidores foram contaminados pelo novo coronavírus até o momento. Totalizando 1.010 casos.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) afirmou que há divergência entre os dados divulgados pelo CNJ e os contabilizados pelo órgão. Segundo a Sejus, 725 detentos e 176 policiais penais tiveram a infecção detectada, totalizando 901 casos.
A levantamento do CNJ também relata os óbitos pela doença dentro do sistema penitenciário. O Piauí tem duas mortes até o momento, uma de um detento e outra de um servidor. O dado foi confirmado pela Sejus.
Profissional da saúde mede temperatura de preso com termômetro digital durante pandemia da Covid-19 no Piauí — Foto: Thanandro Fabrício/Sejus
O CNJ também mencionou os testes realizados em presos e servidores. Conforme a pesquisa, 2.768 detentos e 1.190 servidores foram testados no Piauí até o momento.
Na quinta-feira (12), a Sejus comunicou que, dos 176 policiais penais que foram positivados para a doença, 164 já estão recuperados. Com relação aos presos, dos 725 positivos, 606 superaram a infecção.
FONTE:G1