Os dois óbitos mais recentes foram registrados em Itabuna, e confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.
Subiu para 20 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. Em todo o estado, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelo temporal.
- SOLIDARIEDADE: Saiba como ajudar moradores das cidades afetadas pelas chuvas na Bahia
- SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: Mais de 70 cidades têm estado decretado pelo Governo da Bahia
- VÍDEOS: Veja as imagens mais impactantes das chuvas
Os dados relacionados às vítimas têm sido divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), que contabiliza ao todo 18 mortes. Os dois óbitos mais recentes foram registrados em Itabuna, e confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.
Após Rio Cachoeira subir 9 metros, nível da água começa a baixar e moradores contabilizam prejuízos em Itabuna — Foto: Reprodução/TV Bahia
A 19ª vítima foi identificada como Felipe Duarte Garcia, de 21 anos. Ele estava sendo procurado desde o domingo (26), quando desapareceu com a enxurrada. O corpo dele foi encontrado às margens do Rio Cachoeira, na região que passa pelo bairro Urbis IV.
Segundo moradores, Felipe foi carregado pela correnteza, enquanto passava pela BR-415. O jovem era morador do bairro Jorge Amado. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento dele.
A 20ª vítima é a Maria das Neves Souza dos Santos, de 33 anos. Ela era moradora da Vila da Paz, que é uma região ribeirinha entre a BR-415 e o Cachoeira, na saída de Itabuna para Ilhéus. Ela estava em casa, no banheiro, quando a estrutura desabou sobre ela na madrugada de domingo (26).
Desabrigados e desalojados
Câmara de Vereadores de Itabuna (BA) é vista à margem do Rio Cachoeira, antes e depois da enchente — Foto: Reprodução/Google Street View; Reprodução/GloboNews
De acordo com a Sudec, a Bahia tem 16.001 pessoas desabrigadas, o que significa dizer que elas precisam ser alojadas pelas prefeituras. Além disso, outras 19.580 ficaram desalojadas, ou seja, também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não precisaram de abrigo do município.
Lojas da Avenida Cinquentenário, diante da Praça Adami, em Itabuna (BA), antes e depois da enchente — Foto: Reprodução/Google Street View; Reprodução/GloboNews
A Bahia tem, até esta segunda, 72 municípios em situação de emergência reconhecida. Até o último sábado (25), 25 cidades faziam parte da lista. No entanto, no domingo (26), o governador Rui Costa reconheceu outras 47 nesta condição. Do total, 58 delas estão também em situação de crise por causa das enchentes.
Rua Etelvina Miranda é vista antes e depois alagada a dois quarteirões da beira do Rio Cachoeira em Itabuna (BA) — Foto: Reprodução/Google Street View; Reprodução/GloboNews
Várias cidades baianas que ficam nas regiões sul e sudoeste também tiveram prejuízos por causa da chuva. As principais cidades atingidas foram Itabuna, Itamaraju, Jucuruçu, Eunápolis, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.
FONTE: G1