Vacinação irregular de Wesley Safadão, Thyane Dantas e mais seis pessoas Investigações sobre denúncia de fura-fila da vacinação duraram dois meses sendo ouvidas, ao todo, 19 pessoas. Polícia Civil descartou a existência de pagamento financeiro.

Autor: admin
Data: outubro 1, 2021

A Polícia Civil do Ceará conclui nesta quarta-feira (29) o inquérito que investiga irregularidades na vacinação contra a Covid-19 do cantor Wesley Safadão, a mulher dele, Thyane Dantas, e outras seis pessoas que foram indiciadas. O inquérito foi enviado ao Tribunal de Justiça (TJCE).

De acordo com a Polícia Civil, as investigações indicaram que três servidores públicos da Secretaria da Saúde de Fortaleza “foram os responsáveis pelo sucesso da vacinação do trio”.

Conforme as apurações, eles contaram o apoio e participação de outras duas pessoas, que não atuavam no governo municipal.

Depoimentos

–:–/–:–

Safadão depõe em investigação sobre irregularidades na vacinação dele

O cantor Wesley Safadão foi ouvido no dia 15 de setembro na sede da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor). O cantor estava acompanhado de um advogado.

A produtora dele também foi ouvida. Já Thyane prestou depoimento no dia 21 de setembro.

O inquérito que investigou a vacinação de Safadão, Thyane e Sabrina foi aberto pela polícia no dia 15 de julho, uma semana após os três receberem o imunizante em um dos pontos de vacinação da capital.

LEIA TAMBÉM:

O que se sabe e o que ainda falta saber sobre o caso

  1. Qual foi a irregularidade de Safadão
  2. Qual foi a irregularidade de Thyane Dantas
  3. Quem são as outras pessoas investigadas
  4. Qual a atuação dos servidores investigados?
  5. O que diz o Ministério Público?
  6. O que diz a Polícia Civil
  7. O que dizem os investigados
  8. O que diz a prefeitura de Fortaleza
  9. Como é a vacinação em Fortaleza

1. Qual foi a irregularidade de Safadão

Wesley Safadão, de 32 anos, estava confirmado na lista da Prefeitura de Fortaleza para ser vacinado no dia 8 de julho de 2021, no Salão Taíba, do Centro de Eventos do Ceará. Porém, ele recebeu a vacina no North Shopping Jockey, onde era aplicado o imunizante da Janssen, que requer uma única dose para garantir proteção contra a Covid. A suspeita é de que ele escolheu irregularmente o local de vacinação.

2. Qual foi a irregularidade de Thyane Dantas

Thyane Dantas furou a fila da vacina contra a Covid-19 em 8 de julho de 2021. Ela tinha 30 anos e, na época, o calendário municipal de vacinação previa aplicação em pessoas com 32 anos ou mais.

3. Quem são as outras pessoas investigadas

A produtora do cantor Wesley Safadão, Sabrina Tavares Brandão, também é investigada por supostas irregularidades para receber a vacina contra a Covid-19 em Fortaleza. Ela se vacinou no mesmo dia e local em que se imunizaram o forrozeiro e a esposa, Thyane Dantas. Outras cinco pessoas também estão sendo investigadas por furar a fila da vacinação.

4. Qual a atuação dos servidores investigados?

De acordo com a Polícia Civil, as investigações indicaram que três servidores públicos da Secretaria da Saúde do Município (SMS) de Fortaleza “foram os responsáveis pelo sucesso da vacinação do trio”.

Conforme as apurações, eles contaram o apoio e participação de outras duas pessoas, que não atuavam no governo municipal.

Ainda segundo a polícia, os três servidores teriam agido “de maneira voluntária e deliberada, sem qualquer tipo de ciência, autorização ou conivência por parte da SMS de Fortaleza”. As investigações duraram dois meses, e foram ouvidas, ao todo, 19 pessoas.

5. O que diz o Ministério Público

Safadão, Thyane e a produtora Sabrina Tavares também são investigados pelo Ministério Público do Ceará, que ouviu 11 pessoas nos dias 12 e 18 de agosto. Alguns servidores públicos também foram inquiridos pelo MPCE.

6. O que diz a Polícia Civil

Nesta terça-feira, 29 de setembro, Polícia Civil do Ceará indiciou Safadão, Thyane e a produtora Sabrina Tavares por irregularidades na vacinação contra a Covid-19. O inquérito foi enviado ao Tribunal de Justiça (TJCE).

O casal e outras cinco pessoas deverão responder na Justiça estadual pelos crimes de peculato e infração de medida sanitária.

Segundo a Polícia Civil, as penas somadas podem chegar a 13 anos de prisão. A produtora do cantor, Sabrina Tavares, foi indiciada apenas pelo crime de infração de medida sanitária.

7. O que dizem os investigados

Wesley e Thyane negaram qualquer irregularidade afirmando que ela havia recebido vacinas da “xepa”, como ficou conhecida a sobra de imunizantes do dia.

8. O que diz a prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza negou a versão, dizendo que não havia aplicação de doses de “xepa” no horário em que eles foram imunizados. Quando eles voltaram a ser procurados, não quiseram se manifestar sobre o assunto. A produtora Sabrina Tavares não respondeu aos questionamentos.

9. Como é a vacinação em Fortaleza

Em Fortaleza, os moradores têm de se cadastrar em uma plataforma para receberem a imunização, mas o dia e horário são agendados e comunicados pela prefeitura.

Apenas quem está agendado pode se vacinar em determinado dia, exceto se tiver mais de 30 anos ou faltou à vacinação por estar doente ou por ter sido vacinado contra a gripe, mediante comprovação, e ainda se estiver no limite do prazo para receber a segunda dose de AstraZeneca.

FONTE: G1