Vereadora de Fortaleza quer homenagear Mauricio Souza, atleta demitido por comentário homofóbico

Autor: admin
Data: novembro 2, 2021

Priscila Costa (PSC) enviou requerimento para a Câmara de Fortaleza entregar a Medalha de Mérito Desportivo Ayrton Senna ao jogador de vôlei. Minas rescindiu contrato com ele após jogador fazer comentário sobre um personagem de história em quadrinhos bissexual.

A vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PSC) indicou o jogador Mauricio Souza para receber a Medalha de Mérito Desportivo Ayrton Senna. O pedido é para que o jogador de vôlei seja homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza. Maurício Souza foi demitido do Minas Clube após declarações homofóbicas em publicações nas redes sociais.

Para Priscila Costa, a indicação de Mauricio Souza se justifica pelos títulos do atleta, inclusive como campeão olímpico, mas também porque ele “não baixou a cabeça diante de uma ditadura ideológica”.

“O jogador de vôlei Maurício Souza foi cancelado, perseguido e demitido. Tudo isso porque fez uso de sua liberdade de expressão como um cidadão livre para manifestar sua consciência a favor da família, da defesa da infância e dos valores e princípios da sociedade brasileira”, disse a vereadora em uma rede social.

A parlamentar também apresentou requerimento à Câmara Municipal para Moção de Solidariedade ao jogador.

Declaração e rescisão de contrato

–:–/–:–

Minas rescinde contrato com jogador de vôlei Maurício Souza

O Minas rescindiu contrato com o jogador após a declaração do jogador e pressão dos patrocinadores do clube. Mauricio Souza publicou um pedido de desculpas, disse que respeita todos e sempre respeitou, dentro e fora de quadra, mas voltou a reforçar uma posição homofóbica, dizendo defender aquilo em que acredita.

A criminalização da homofobia e da transfobia prevê que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime.

Entenda o caso

A DC Comics, editora proprietária de direitos de super-heróis como o Super-Homem e Mulher Maravilha, anunciou que o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, se descobrirá bissexual nas próximas edições das histórias em quadrinhos. O assunto, que foi um dos mais comentados do Twitter no dia da divulgação, também movimentou a comunidade do voleibol brasileiro.

Após a publicação da editora, Maurício Souza, postou a foto do Super-Homem e fez críticas à decisão da DC. O clube disse que respeitava a liberdade de opinião de cada atleta, mas que não aceitava declarações homofóbicas.

O post recebeu comentários de apoio de outros atletas do vôlei, como Wallace e Sidão. O assunto gerou uma grande repercussão nas redes sociais após os internautas considerarem as postagens como indiretas entre os companheiros de seleção. Maurício, apesar das críticas que levou com seu protesto, continuou endossando sua opinião nas redes sociais.

FONTE: G1